Nos próximos dias 24 e 25, representantes e entidades do setor aeroportuário se reunirão em Brasília para traçarem planos consistentes para o desenvolvimento de aeroportos regionais, essenciais, internacionais, domésticos e de conexão

O presidente da Aneaa, Jorge Jardim; o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz; o diretor da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Carlos Ebner; e o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, vão conduzir a abertura de um dos principais encontros do setor aeroportuário, a Airport Infra Expo – Gestão de Aeroportos, que acontece nos próximos dias 24 e 25, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília (DF).

Ao lado de empresários e fornecedores do setor, como a Urban Systems, Embraer, GP Investments, C-Fly Aviation, GRU Airport, entre outros, e de órgãos como a Secretaria de Aviação Civil (SAC) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), eles vão traçar um panorama do setor aeroportuário no País e apresentar planos para o desenvolvimento de aeroportos internacionais, nacionais, regionais, essenciais e de conexão, além de debater sobre o impacto dos complexos na economia dos municípios e avaliar como atingir a excelência operacional com planos consistentes, regulações técnicas, estruturas de safety e security e controle de tráfego aéreo.

“O Plano de Aviação Regional, do Governo Federal, prevê melhorias em 270 complexos aeroportuários no país. Verdadeiros vetores do desenvolvimento, pelo potencial de geração de negócios e de empregos e pelo apoio à demanda de vôos nacionais, esses complexos estão no radar dos investimentos públicos e privados em 2015. A AIE 2015 – Gestão de Aeroportos é organizada, justamente, para fomentar a discussão e a interação entre os players de mercado para que o compartilhamento de experiências possa sustentar esse desenvolvimento”, pontua Paula Faria, diretora da Sator, organizadora do evento.

Programação – Dividida por blocos temáticos, no primeiro dia serão abordados temas referentes à aeroportos essenciais e regionais, enquanto no segundo dia serão discutidos assuntos ligados aos aeroportos domésticos, internacionais e de conexão, além de um workshop especial sobre recursos humanos no setor aeroportuário.

Após a abertura, às 11 horas, o presidente da Urban Systems, Thomaz Assumpção, e do co-head da GP Investiments, Helcio Tokeshi, discutirão sobre a importância da aviação no desenvolvimento econômico e social de uma cidade aeroportuária. “Quando um complexo aeroprotuário é implantado passa a existir pensamento que o aeroporto é indutor e facilitador de desenvolvimento econômico da cidade, o que é uma realidade, pois ele atrai a construção de empresas e comércios ao seu redor, além de aumentar e capacitar a mão de obra local”, ressalta Assumpção.

Na parte da tarde, os rumos dos aeroportos essenciais e regionais serão discutidos pelo secretário-executivo da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Guilherme Mora Ramalho, pelo diretor da Embraer, Luis Fernando Vivente Lopes, e pelo vice-presidente da Sociedade Internacional de Telecomunicações Aeronáuticas (SITA), Mauro Pontes. Ainda no período da tarde, às 13h30, haverá um workshop sobre estratégias de desenvolvimento dos serviços de tráfego aéreo com o diretor da Saab, Sérgio Matins, o chefe do subdepartamento de operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), brigadeiro Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira, e com o diretor de operações do GRU Airport, Miguel Dau.

Segundo Dia – Para abrir os trabalhos sobre as vertentes dos aeroportos internacionais, domésticos e de conexão estão confirmados o diretor de aeroserviços da Egis, Emmanuel Legrand, o diretor da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), Franklin Hoyer, e o diretor de aeroportos da SAC, Paulo Henrique Possas, e o presidente da Inframerica, Allyson Paolinelli.

Um dos workshops mais aguardados desta edição da AIE Gestão – 2015 começa às 13h45, e vai tratar da formação de recursos humanos no setor aeroportuário. Estarão presentes no workshop e, logo na sequência da mesa redonda sobre o assunto, o responsável pelas américas da diretoria internacional da Escola Nacional da Aviação Civil (ENAC), Bertrand Comet-Barthe, representante da Embry-Riddle Aeronautical University, Fabio Campos, o presidente da CFLY Aviation, Francisco Lyra, e o superintendente de navegação aérea da SAC, Juliano Noman.

Aeroporto Escola – Durante o último workshop o presidente da CFLY Aviation vai defender o projeto do aeroporto escola. “O aumento na demanda  pressionará a capacitação de profissionais e será necessário reformar o conteúdo ministrado em escolas de aviação para garantir a empregabilidade de profissionais, já que hoje existe um hiato no sistema de ensino com a realidade do mercado”. Ainda de acordo com Lyra, a previsão é que o projeto inédito seja construído no aeroporto Catarina, em São Roque (SP).

A programação completa e os outros palestrantes confirmados podem ser conferidos no site do evento http://www.airportinfraexpo.com.br/programacao/

Sobre a AIE Gestão 2015
A AIE 2015 – Gestão de Aeroportos reunirá as principais autoridades aeroportuárias, representantes de entidades e empresas aéreas e especialistas do setor para debater sobre questões como a regulação técnica, planejamento do controle de tráfego aéreo, construção de aeroportos, operação e manutenção das instalações, estruturas de safety e security, transporte de cargas e recursos humanos para operação aeroportuária. O seminário, organizado pela Sator, acontece nos dias 24 e 25 de março, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília.  As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.airportinfraexpo.com.br/

Sobre a Sator
Empresa de comunicação e eventos, a Sator tem a missão de estabelecer a conexão e o intercâmbio entre pessoas, grupos e organizações para fomentar os mercados e desenvolver plataformas de negócios e conteúdo com abordagem inovadora e inteligente. A empresa conta com uma ampla experiência na organização de eventos de aviação como a Labace – Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (entre 2007 e 2009), a Feira Nacional de Aviação Civil (desde 2008) e o Broa Fly-in (2006 a 2008)

Assessoria de Imprensa – AIE Gestão 2015
Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada
Tel: (11) 3230-7434 / (13) 3304-7437 / 3304-7438
www.conteudoempresarial.com.br

Atendimento à imprensa
Michele Carvalho – michele@conteudoempresarial.com.br
Skype: conteudo.empresarial3

Valeria Bursztein – valeria@conteudoempresarial.com.br
Skype: vbursztein