Afirmação é do Ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha, que participa nesta quinta do primeiro dia da Airport Infra Expo – Gestão de Aeroportos, em Brasília

Defensor das concessões dos aeroportos brasileiros, o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha, declarou esta manhã, em um evento em Brasília, que Porto Alegre (RG), Florianópolis (SC) e Salvador (BA) serão os próximo aeroportos concessionados. “E continuaremos depois com novos lotes de concessões. É uma meta buscar a parceria com o setor privado em todos os aeroportos em que a operação financeira se beneficie com a concessão e o objetivo maior é manter os níveis de qualidade dos serviços prestados”, declarou o ministro Eliseu Padilha. Em Porto Alegre também está sendo considerada a construção de um greenfield na região de Portão, além do complexo Salgado Filho. A licitação, segundo ele, deve acontecer entre 360 e 480 dias.

O ministro alertou que Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ) e Manaus (AM) não serão privatizados, uma vez que estes aeroportos garantem a subsistência financeira da Infraero. Padlha também ressaltou que os aeroportos regionais são “a menina dos olhos do atual Governo”. O trabalho do Plano de Aviação Regional contemplará primeiro os aeroportos da Amazônia legal.

82% de aprovação — O ministro da SAC disse que os aeroportos concedidos elevaram o nível de serviço e atendimento dos complexos aeroportuários brasileiros e a aprovação dos passageiros, que já atinge 82%. “Esses aeroportos puxaram os complexos administrados pela Infraero e certamente essa realidade incentivará a competição entre os aeroportos, em um ciclo virtuoso benéfico para a nação”, disse.

Os esforços da pasta são para que o mercado de aviação civil “dê resultados positivos nas próximas décadas”, como declarou o ministro. Padilha também comentou que o processo de reestruturação da Infraero, anunciado recentemente. O intuito é aproveitar melhor o potencial de gestão da estatal. “Serão três unidades: uma dedicada a serviços, outra à participações complexos concedidos e, finalmente, uma para a navegação aérea”, disse.

Otimista, o ministro diz estar em uma área desafiadora do Governo. “Tenho certeza de que na aviação civil no Brasil teremos céu de brigadeiro por um largo espaço. Trabalhamos com um horizonte de 20 anos e crescimento médio anual de 7%. Temos no quadro da SAC um grupo excepcional e, junto com eles, tenho procurado assimilar rapidamente os detalhes para saber como funciona o trabalho na aviação civil”.

AIE 2015 – Gestão de Aeroportos — Padilha participa do evento ao lado do presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo (Abesata), Ricardo Miguel; do diretor da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Carlos Ebner; do presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz; do diretor regional da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), Franklin Hoyer; do diretor presidente da Associação Nacional de Aviação Civil (ANAC), Marcelo Guaranys, e da diretora da Sator, Paula Faria.

Durante os dois dias da AIE 2015 – Gestão de Aeroportos, mais de 30 palestrantes ligados ao setor irão discutir e traçar planos para a gestão aeroportuária brasileira a curto, médio e longo prazo para os aeroportos regionais, essenciais, domésticos, de conexão e internacionais. Inscrições e programação completa no site www.airportinfraexpo.com.br.

Sobre a AIE Gestão 2015
A AIE 2015 – Gestão de Aeroportos reunirá as principais autoridades aeroportuárias, representantes de entidades e empresas aéreas e especialistas do setor para debater sobre questões como a regulação técnica, planejamento do controle de tráfego aéreo, construção de aeroportos, operação e manutenção das instalações, estruturas de safety e security, transporte de cargas e recursos humanos para operação aeroportuária. O seminário, organizado pela Sator, acontece nos dias 24 e 25 de março, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília.  As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.airportinfraexpo.com.br/

Sobre a Sator
Empresa de comunicação e eventos, a Sator tem a missão de estabelecer a conexão e o intercâmbio entre pessoas, grupos e organizações para fomentar os mercados e desenvolver plataformas de negócios e conteúdo com abordagem inovadora e inteligente. A empresa conta com uma ampla experiência na organização de eventos de aviação como a Labace – Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (entre 2007 e 2009), a Feira Nacional de Aviação Civil (desde 2008) e o Broa Fly-in (2006 a 2008)

Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada
Tel: (11) 3230-7434 / (13) 3304-7437 / 3304-7438
www.conteudoempresarial.com.br

Atendimento à imprensa
Michele Carvalho – michele@conteudoempresarial.com.br
Skype: conteudo.empresarial3

Valeria Bursztein – valeria@conteudoempresarial.com.br
Skype: vbursztein