No segundo dia de trabalhos, a Airport Infra Expo – Gestão de Aeroportos propôs a discussão sobre os fatores a serem considerados no desenvolvimento de aeroportos internacionais e de conexão. O evento reuniu autoridades, empresas e especialistas em Brasília nestes dias 24 e 25 de março.

O diretor de Aeroserviços da Egis, Emanuel Legrand, abriu as palestras pela manhã afirmando que a gestão aeroportuária deve acontecer de forma integrada, considerando operação, serviços e investimentos. A Egis é uma empresa internacional que atua na área de engenharia e consultoria nas áreas de transportes e seu executivo mencionou que “a consultoria de engenharia tem seu valor agregado na formulação a longo prazo das estratégias de funcionamento e no acompanhamento dos operadores, considerando a profissionalização da gestão, garantindo o nível de serviços e a otimização as receitas ara equilibrar Opex e Capex”.

Regulamentações — Focado nas padronizações operacionais, o diretor da ICAO (International Civil Aviation Organization), Franklin Hoyer, discorreu sobre a importância da homogeneização das regulamentações e chamou a atenção para o baixo número de aeroportos certificados. “Em 2009, apenas 5% dos aeroportos internacionais da América Latina eram certificados. Entre eles, nenhum do Brasil. As causas para essa baixa adesão às certificações são a inadequação das infraestruturas, a falta de mão de obra treinada e a ausência de legislação específica”.

Hoyer explicou que todas as LARs (regulamentações latino americanas da aviação civil) fazem parte hoje do sistema eletrônico de notificações da OACI. “Em breve teremos todos os 19 anexos sobre segurança da OACI. Temos 11% dos aeroportos internacionais certificados e a meta para 2016 é chegar a 20%, ou seja, 90 aeroportos”.

Viracopos – Quarto maior hub da América Latina, Viracopos caminha para consagrar-se como um hub internacional. Em 2014, o aeroporto movimentou 18,1 milhões de passageiros, registrando 10% de crescimento de passageiros domésticos e 20% de passageiros internacionais. “A previsão para este ano é de crescimento de 45% de operações internacionais”, afirmou Roberto de Oliveira Luiz, diretor comercial da Inframérica, durante palestra no evento.

Além de hub internacional, Viracopos vem sendo opção para conexões domésticas. “Temos 40 destinos nacionais e oito internacionais. 50% dos passageiros que passam pelo aeroportos vêm ou vão para cinco cidades, o que indica o potencial de crescimento no âmbito da aviação regional. Bauru, Pampulha, Juazeiro do Norte e outras localidades já são destinos pedidos pelas cias. aéreas a partir de Brasília, indicando o potencial da aviação regional”.

O complexo aeroportuário tem hoje 29 fingers, 16 a mais do que no início da concessão feita há dois anos e performa 60 operações na hora pico, com 80% da capacidade, o único do pais a operar em tais condições. “Nossa meta é chegar a 78, o que será ótimo para o desenvolvimento da aviação regional”, concluiu Luiz.

Sobre a AIE Gestão 2015
A AIE 2015 – Gestão de Aeroportos reuniu as principais autoridades aeroportuárias, representantes de entidades e empresas aéreas e especialistas do setor para debater sobre questões como a regulação técnica, planejamento do controle de tráfego aéreo, construção de aeroportos, operação e manutenção das instalações, estruturas de safety e security, transporte de cargas e recursos humanos para operação aeroportuária. O seminário, organizado pela Sator, aconteceu nos dias 24 e 25 de março, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília.  As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.airportinfraexpo.com.br/

Sobre a Sator
Empresa de comunicação e eventos, a Sator tem a missão de estabelecer a conexão e o intercâmbio entre pessoas, grupos e organizações para fomentar os mercados e desenvolver plataformas de negócios e conteúdo com abordagem inovadora e inteligente. A empresa conta com uma ampla experiência na organização de eventos de aviação como a Labace – Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (entre 2007 e 2009), a Feira Nacional de Aviação Civil (desde 2008) e o Broa Fly-in (2006 a 2008)

Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada
Tel: (11) 3230-7434 / (13) 3304-7437 / 3304-7438
www.conteudoempresarial.com.br

 Atendimento à imprensa
Michele Carvalho – michele@conteudoempresarial.com.br
Skype: conteudo.empresarial3

 Valeria Bursztein – valeria@conteudoempresarial.com.br
Skype: vbursztein