Diretor de aeroportos da SAC detalha estratégias do planejamento aeroportuário durante eventos no Rio de Janeiro

Palestrante do segundo dia da Airport Infra Expo – Gestão de Aeroportos, o diretor de aeroportos da Secretaria de Aviação Civila (SAC), Paulo Henrique Possas, mostrou a estrutura da governança do setor, a CONAERO (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias), que congrega vários órgãos de atuação no cenário aeroportuário e político, descreveu as estratégias de avaliação e percepção dos passageiros e detalhou o planejamento para a recepção de passageiros e aeronaves durante os jogos olímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016.

“Conversamos muito com todos os atores para prever todas as situações possíveis nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Temos um comitê específico para lidar com eventos de grande demanda e um dos indicadores importantes que temos analisado é o de atrasos, que vem caindo sensivelmente, mostrando o resultado de um esforço conjunto do setor da aviação civil”.

Possas explica que todo o processo está calcado em um manual de planejamento que envolve premissa, demanda, legislação pertinente, treinamentos, testes e toda sorte de variáveis para garantir a realização do evento. “O Galeão atenderá todo o público e Santos Dumont ficará com as operações domésticas, além de opções de áreas para a aviação geral, seguindo o esquema utilizado na Copa do Mundo. Temos uma série de eventos esportivos este ano que servirão de testes para o nosso planejamento, como torneio de hipismo, por causa da carga extremamente valiosa, teste com acessibilidade e equipamentos, como provas de bocha paraolímpica e de rúgbi, que têm cadeiras especiais”.

Outro foco de atenção da CONAERO são os aeroportos de cargas e os operadores de carga. “Quando assumimos, em 2011, a questão emergencial era o atendimento dos passageiros, com o projeto Eficiência. Agora os próximos passos da CONAERO é abordar a carga aérea e queremos ter o mesmo êxito”, adiantou Possas.

Sobre a AIE Gestão 2015
A AIE 2015 – Gestão de Aeroportos reuniu as principais autoridades aeroportuárias, representantes de entidades e empresas aéreas e especialistas do setor para debater sobre questões como a regulação técnica, planejamento do controle de tráfego aéreo, construção de aeroportos, operação e manutenção das instalações, estruturas de safety e security, transporte de cargas e recursos humanos para operação aeroportuária. O seminário, organizado pela Sator, aconteceu nos dias 24 e 25 de março, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília.  As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.airportinfraexpo.com.br/

Sobre a Sator
Empresa de comunicação e eventos, a Sator tem a missão de estabelecer a conexão e o intercâmbio entre pessoas, grupos e organizações para fomentar os mercados e desenvolver plataformas de negócios e conteúdo com abordagem inovadora e inteligente. A empresa conta com uma ampla experiência na organização de eventos de aviação como a Labace – Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (entre 2007 e 2009), a Feira Nacional de Aviação Civil (desde 2008) e o Broa Fly-in (2006 a 2008)

Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada
Tel: (11) 3230-7434 / (13) 3304-7437 / 3304-7438
www.conteudoempresarial.com.br

Atendimento à imprensa
Michele Carvalho – michele@conteudoempresarial.com.br
Skype: conteudo.empresarial3

Valeria Bursztein – valeria@conteudoempresarial.com.br
Skype: vbursztein