Após revitalização, o complexo se tornou um modelo de negócio por fomentar o desenvolvimento sócioeconômico de toda a cidade com geração de investimentos, empregos e infraestrutura

Os novos modelos de complexos aeroportuários brasileiros, baseados na integração do aeroporto com a cidade, possuem um grande potencial para atrair negócios e, consequentemente, estimular o desenvolvimento socioeconômico em todo o seu entorno. O primeiro a implementar este conceito foi o GRU Airport, ao torna-se um dos principais hubs do País por concentrar grande parte das operações de voos nacionais e internacionais, aliados à ampliação da área de varejo, oportunidades de negócios para fornecedores, revitalização do entorno e adequação da infraestrutura logística para facilitar o acesso ao aeroporto.

Para o diretor comercial do GRU Airport, Fernando Sellos, que apresentará as oportunidades de negócios acessíveis no aeroporto, no painel Vitrine GRU: Oportunidades de Negócios, durante o Seminário Airport City & Real Estate, o trabalho no entorno do aeroporto é importante não só para os usuários e passageiros, mas para toda a cidade de Guarulhos e região, pois incentiva a cadeia de fornecedores local.

A concessionária, em parceria com o Sebrae e a Prefeitura de Guarulhos, desenvolveu o Projeto Decolando com Guarulhos, que promove o desenvolvimento econômico e social das comunidades vizinhas a partir da capacitação de fornecedores locais pelos próximos três anos. O objetivo é contribuir para a melhoria dos processos de gestão de micro e pequenas empresas, possibilitando o crescimento e o desenvolvimento da região. Atualmente cerca de 40 fornecedores fazem parte do programa e prestam serviços para o GRU Airport.

Contratações – Além do estímulo oferecido aos fornecedores locais, o GRU Airport possui uma grande representatividade em Guarulhos, por contribuir com o índice de empregos no município. De cada 10 funcionários do aeroporto, três residem na cidade, ou seja, 30% do quadro de funcionários do complexo aeroportuário é local.

O varejo foi um dos setores que mais ofereceu oportunidades de empregos dentro do aeroporto após a modernização do espaço comercial, que abriga hoje 230 lojas. “A qualidade de mix e o aumento da concorrência contribuiram para oferecermos serviços e acessibilidade aos passageiros”, completa Sellos, que cita como exemplo o Duty Free, com a maior loja de varejo do mundo dentro do complexo e quatro operações da rede Starbucks. Além do potencial de investimentos dentro do aeroporto, o entorno também oferece oportunidades de negócios. O setor hoteleiro é um dos segmentos que mais cresce. Enquanto a taxa de ocupação média nas redes hoteleiras de São Paulo foi de 74%, os arredores do GRU Airport chegaram a quase 90%. O Grupo Pullmantur, por exemplo, recentemente investiu em um hotel corporativo 5 estrelas, próximo ao aeroporto, que registra 100% de ocupação.

Avanço na reestruturação – O projeto mais recente do GRU Airport prevê a reforma dos Terminais antigos 1 e 2 para oferecer mais operações de serviços aos passageiros. Serão mais 4900 m² de área adicional para espaços comerciais. A implementação vai colaborar para a melhoria do acesso, que terá uma entrada centralizada para os dois píeres de embarque. De acordo com Fernando Sellos, a mudança vai oferecer um ambiente melhor para o passageiro e mais funcional para o terminal. “O GRU é considerado o principal aeroporto da América Latina e isso tudo se torna interessante para o investidor. São 40 milhões de passageiros por ano e cerca de 35 mil colaboradores. No total entre empregados, passageiros e usuários, são aproximadamente 200 a 250 mil pessoas por dia transitando no aeroporto. Isso gera uma receita muito importante não só para o complexo, como para todo o município”.

Mobilidade – Para fechar o leque de investimentos, uma das prioridades para suprir a crescente demanda do aeroporto e eficiência das operações está na infraestrutura logística a fim de garantir o desempenho dos transportes, em especial o metrô, por meio da interligação que dá acesso ao aeroporto. A Linha 13-Jade vai conectar a cidade de São Paulo ao aeroporto de Guarulhos. A obra total terá o custo estimado de R$1,8 bilhão e prazo para conclusão em 2017.

O case do GRU Airport é um dos destaques no terceiro seminário da série Airport Infra Expo, organizado pela Sator. O Seminário Airport City & Real Estate acontece nos dias 7 e 8 de outubro, no Hotel Grand Mercure, em São Paulo. Além das Vitrines, os participantes poderão acompanhar showcases dos aeroportos ingleses e também uma série de palestras e discussões sobre o desenvolvimento, desafios e oportunidades do setor. As inscrições podem ser feitas no site http://www.airportinfraexpo.com.br/airport-city-real-estate-inscricoes/.

Sobre o Airport City & Real State
O Airport City & Real State vai abordar as possibilidades de investimentos e o potencial de negócios dos aeroportos do País, com o objetivo de explorar as oportunidades no entorno do complexo aeroportuário. Na ocasião serão apresentados cases de sucesso e sugestões para a utilização das comerciais, industriais, turísticas e de negócios, além das áreas para varejo, publicidade e receitas não aeroportuárias dos aeroportos. O terceiro seminário promovido pela Airport Infra Expo 2015 acontece nos dias 7 e 8 de outubro, no Grand Mercure Hotel, em São Paulo.

Sobre a Sator
A Sator nasceu em 2005 como uma empresa de produção de eventos, passou a oferecer serviços de comercialização e comunicação para os eventos que organizava e, mais recentemente, descobriu-se como uma organização desenvolvedora de plataformas de negócios, que consiste em identificar, planejar e desenvolver oportunidades por meio de encontros presenciais como seminários, feiras, rodadas de negócios, mídia online e impressa. A empresa conta com uma ampla experiência na organização de eventos como a Airport Infra Expo, Labace, Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (entre 2007 e 2009), a Feira Nacional de Aviação Civil (desde 2008) e o Broa Fly-in (2006 a 2008).

Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada
Tel: (13) 3304-7437 / 3304-7438 / (11) 3230-7434
www.conteudoempresarial.com.br

Atendimento à imprensa
Vivian Giuzio
vivian@conteudoempresarial.com.br