A Mesa Redonda de Encerramento, que acontecerá às 18 horas, discutirá a perspectiva para o setor nos próximos anos, a partir da conjuntura econômica, regulatória e ambiente de negócios. Os palestrantes confirmados são o sócio líder de Governo e Infraestrutura KPMG, Maurício Endo; o Presidente da Urban Systems, Thomaz Assumpção; e o Presidente da BF Capital, Renato Sucupira.

De acordo com Mauricio Endo, o primeiro passo para a retomada está no estabelecimento de um planejamento de longo prazo para o setor, indicando as diretrizes de curto, médio e longo prazo para a expansão da capacidade e melhoria da qualidade do serviço a ser prestado pelo usuário.

O sócio líder de Governo e Infra Estrutura da KPMG afirma que “O Governo Federal/Secretaria de Aviação Civil precisa estabelecer um Plano Estratégico de Longo Prazo para o setor aeroportuário brasileiro, indicando qual será o modelo de operação integrado futuro pretendido (operação INFRAERO, concessão, PPP, aviação regional), estabelecendo uma governança clara para o setor (definir o futuro e a função e da INFRAERO no setor e fortalecer a ANAC/agência reguladora) e estabelecendo uma lista prioritária e integrada de projetos de expansão dos aeroportos existentes e de novos aeroportos futuros de acordo com a demanda projetada à semelhança do que se faz no Setor Elétrico com planos quinquenais e decenais de expansão da capacidade”.

Thomaz Assumpção também afirma que o primeiro passo para a retomada do setor está no planejamento: “está no conjunto de ações que envolvam os principais stakeholders da aviação, desde a definição de regras claras por parte do governo e das agências reguladoras, que proporcionem segurança aos investidores do setor, até o planejamento da melhoria da malha aérea brasileira, fomentada por especialistas, companhias aéreas e operadores, apoiada no entendimento das conectividades econômicas que existem entre cidades e regiões, gerando necessidades de adequações e modernizações em nossos aeroportos, sejam eles de escala regional, quando os grandes aeroportos do país”.

A Airport Infra Expo irá acontecer em Brasília no dia 26 de abril. Para mais informações sobre a Mesa Redonda de Encerramento, clique aqui.