• Home
  • /
  • Palestrantes
Adalberto Febeliano

Adalberto Febeliano

Engenheiro, passou pela Mesbla Aviação, Líder Aviação, GE Celma, Azul Linhas Aéreas e foi o principal executivo da ABAG. Pós-graduado em administração pela FGV, em São Paulo, e Mestre em Engenharia de Produção, com concentração na área de Economia do Transporte Aéreo. Professor licenciado de Economia do Transporte Aéreo e de Planejamento do Transporte Aéreo na Universidade Anhembi Morumbi. Juntou-se à ModernLogistics S/A no início do projeto.

Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino

Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino

Natural do Rio de Janeiro (RJ). Ingressou na FAB em fevereiro de 1983. Principais cargos: Chefe do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA); Aluno do Colégio Interamericano de Defesa em Washington DC; Chefe do Departamento de Efetividade Institucional do Colégio Interamericano de Defesa em Washington DC; Participação em 83 Reuniões Internacionais da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) representando o Brasil. Atualmente Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA.

Augusto Macedo Santos

Augusto Macedo Santos

É o diretor geral da área de vendas para Aeroportos da Rockwell Collins’ ARINC para a América Latina. Já ocupou várias posições de liderança em empresas como a SITA, NCR e empresas de Telecomunicações, nas áreas de Vendas, pré-vendas, Gestão de Projetos e Gestão de Produtos. Tem MBA em Estratégia e Finanças Corporativas peal Emory University – EUA, mestrado em Admininstração pela Fundação Getúlio Vargas e diploma em Engenharia de Telecomunicações Universidade da Califórnia, Berkeley e é Engenheiro Eletrônico pela UFBA e possui outras certificações do setor.

Breno Dias Silva

Breno Dias Silva

Breno Dias Silva, executivo com atuação em desenvolvimento de projetos globais. Baseado em Londres, representando as empresas Getronics e Grupo Cimcorp, é responsável por projetos de inovação que visam aprimoramento da experiência de usuários, trazendo à América Latina, projetos já implementados na Europa e na Ásia envolvendo os principais operadores de aeroporto do mundo.
No Brasil, atuou em diversas iniciativas de inovação, incluindo o projeto Blockchain Challenge em conjunto com Microsoft e Cisco, identificando startups brasileiras focadas no tema.

Carlos Eduardo Elias Ribeiro

Carlos Eduardo Elias Ribeiro

Graduado em Ciência da Computação, com Especializações em Engenharia de Sistemas e Gerenciamento de Projetos e Programas nos segmentos de Gerenciamento e Controle de Tráfego Aéreo (ATM/ATFM), Segurança Pública, Saúde Pública e Logística.
Profissional com mais de 15 anos de experiência na liderança de projetos para o desenvolvimento e implantação de soluções de missão crítica para os setores de Gerenciamento e Controle de Tráfego Aéreo (ATM/ATFM) no Brasil e no exterior.
Atualmente é Gerente de Programas na Atech, empresa do Grupo Embraer.

Claudia Elena Bonelli

Claudia Elena Bonelli

Responsável pela área de Direito Administrativo de TozziniFreire, Claudia tem amplo conhecimento em temas ligados ao setor público. Atuante em matérias relacionadas a licitações, contratos e convênios administrativos, concessões de serviços públicos, parcerias público-privadas e autorizações governamentais, além de leis e normas administrativas como a lei de responsabilidade fiscal, sua experiência abrange não só o assessoramento a particulares, mas também ao setor público, o que lhe garante um conhecimento profundo das relações público-privadas. Com grande experiência no setor de infraestrutura, tem atuado em muitos dos principais projetos realizados no mercado brasileiro. Graduada pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre em Direito Internacional pela Universität Osnabrück, na Alemanha. É referenciada nacional e internacionalmente em alguns dos mais relevantes guias jurídicos, como Chambers Latin America, Legal 500, Latin Lawyer 250, Análise Advocacia 500 e Best Lawyers. Claudia também é reconhecida pelo LACCA Approved: Melhores Advogados para se trabalhar em Direito Administrativo na América Latina.

Dario Rais Lopes

Dario Rais Lopes

Executivo sênior com mais de 35 anos de experiência na área de transportes: planejamento, projeto, consultoria, implantação, operação e gestão de infraestrutura e de serviços, na iniciativa privada e setor público, em diversas empresas e organizações. Ocupou os seguintes cargos públicos: Secretário de Transportes do Município de São José dos Campos (1997-99); Superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (1999 – 2002); Presidente da DERSA & Secretário dos Transportes do Estado de São Paulo (2003 – 2006).
Atuou como Professor da Universidade Mackenzie e no momento está licenciado.
Exerceu o cargo de Secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades. Atualmente ocupa o cargo de Secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

Eduardo Camargo

Eduardo Camargo

Eduardo S. M. Camargo tem mais de 18 anos de experiência no setor de Infraestrutura. Atualmente é Diretor para América Latina e Caribe da CCR Aeroportos, além de membro dos conselhos de administração da BH Airport (CNF – Belo Horizonte), Aeris (SJO – Costa Rica), Quiport (UIO – Quito) e Presidente do Conselho de Administração da Curaçao Airport Partners (CUR).
Sr. Camargo iniciou suas atividades no Grupo CCR no ano 2000, e anteriormente ocupou uma serie de posições no Grupo, tais como Diretor Presidente das Concessionárias de Rodovias CCR ViaOeste e CCR RodoAnel no Estado de São Paulo, Diretor da CCR USA (Miami office), Gestor de Desenvolvimento de Negócios, Relações com Investidores e Tesoureiro. Antes de sua experiência na CCR trabalhou como Consultor na Arthur Andersen, e como analista na Camargo Correa.
Formado em Engenharia de Produção – FEI – São Paulo, Brasil, 1997 e MBA – IBMEC – São Paulo, Brasil, 2001.

Eduardo Sanovicz

Eduardo Sanovicz

Eduardo Sanovicz é presidente da ABEAR e Professor Doutor do Curso de Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP – Universidade de São Paulo. Atuou como consultor-sênior em programas e ações na área de Marketing e Turismo. Graduado em História, é Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Foi entre 2007 e 2010 Diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado. Entre 2001 e 2007 foi Vice Presidente da ICCA – International Congress & Convention Association. De janeiro de 2003 a agosto de 2006, foi presidente da Embratur, tendo sido responsável pela implantação do Plano Aquarela e pela criação da Marca Brasil. Entre janeiro de 2001 e janeiro de 2003, foi Presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo e, entre abril de 1997 e dezembro de 2000, Diretor de Operações do São Paulo Convention & Visitors Bureau. Foi Diretor de Turismo da Prefeitura Municipal de Santos, entre 1993 e 1996.

Fabiana Todesco

Fabiana Todesco

Possui graduação em Engenharia de Produção Química pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA (2008). Especialista em Regulação da Aviação Civil da ANAC. Atualmente, Diretora de Planejamento e Gestão Aeroportuária da Secretaria Nacional de Aviação Civil do MTPA.

Flávio Pires

Flávio Pires

Engenheiro Mecânico-Aeronáutico formado pela UFMG com Pós-Graduação em Administração Geral, Finanças e Relações Industriais pela Escola de Administração de São Paulo da FGV – Fundação Getúlio Vargas.
Atual CEO da ABAG-Associação Brasileira de Aviação Geral.
Trinta anos em cargos de Alta Gerência e Diretoria em empresas líderes no Brasil (Avibras, Lider Aviação, Banco Safra e Airbus Helicopters) liderando áreas de Vendas e Financiamentos de Aeronaves, Manufatura e Manutenção de Produtos de Alta Tecnologia na Aviação e Indústria Aeroespacial.

Gilson Lima Feitosa

Gilson Lima Feitosa

Meteorologista e Engenheiro Eletricista (eletrônica), CREA-RJ 45.013-D, com mais de 40 anos de experiência, sócio-diretor da Hobeco Sudamericana, fundada em 1932, no Rio de Janeiro. Com cursos de especialização realizados na França, na Alemanha, na Finlândia e no país, desde a década de 1980.

Gustavo Henric Costa

Gustavo Henric Costa

Gustavo Henric Costa, conhecido como Guti, nasceu em 30 de dezembro de 1984. É um político brasileiro filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e prefeito de Guarulhos durante o mandato de 2017 a 2020. Foi eleito com 83,50% dos votos válidos no segundo turno, obtendo percentual recorde no país.
Formado em Direito pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP e pós-graduado em Direito Administrativo pela PUC, com ênfase em Gestão Pública e Licitações, Guti é vice-presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), vice-presidente de Cidades Aeroportuárias da Frente Nacional de Prefeitos – FNP e vice-presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro – PSB.
Em 2008, quando ingressou na política, foi eleito o vereador mais jovem de Guarulhos, com apenas 23 anos, e quatro anos depois mais que dobrou a votação, levando-o ao segundo mandato. Durante sua atuação, foi credenciado como o vereador mais atuante da Câmara Municipal.
Em 2014, lançou sua candidatura para Deputado Federal. Apesar da campanha pequena, os significativos 47.485 votos o consolidaram como maior expoente da oposição na cidade.

Jorge Arruda

Jorge Arruda

Jorge Arruda ingressou no grupo Corporacion America em 2014 e é atualmente Chefe de Finanças Corporativas e M&A do grupo, e CEO da Inframerica Brasil. Possui mais de 20 anos de experiência em banco de investimento, mais recentemente na Nomura atuando como CEO e Chefe de Banco de Investimento na América Latina.

Marcelo Arraes

Marcelo Arraes

Marcelo Arraes é Diretor de Vendas da SITA para Aeroportos no Brasil, responsável por projetos estratégicos, como o gerenciamento de tecnologia nos aeroportos de Guarulhos, Salvador e Florianópolis, e a implementação do check-in remoto na Vila Olímpica no Rio de Janeiro. Com mais de 25 anos de experiência na concepção e comercialização de soluções tecnológicas para os mercados de telecomunicações e aviação, Marcelo desenvolveu negócios significativos na América Latina ao longo de sua carreira, em empresas como Amadeus, Alcatel-Lucent e NEC. Engenheiro formado pelo Instituto de Militar de Engenharia, possui MBAs em Administração no Ibmec e Finanças Corporativas na PUC, além de ser Mestre em Economia pelo Insper.

Mauricio Endo

Mauricio Endo

Sócio-líder de Governo e Infraestrutura (G&I) no Brasil e na América Latina. É também líder de Infraestrutura para a Região da América do Sul. Mauricio possui mais de 16 anos de experiência desenvolvendo trabalhos de assessoria em Project Finance, Modelagens de Parceria Público-Privada (PPP) e Concessão, Fusões & Aquisições, Avaliações e Estudos de Viabilidade de projetos de infraestrutura nos setores de Transportes, Saneamento, Mobilidade Urbana, Energia e Infraestrutura Social.

Randall Sáenz Agüero

Randall Sáenz Agüero

Executivo de negócios com mais de 20 anos de experiência de trabalho internacional com expertise em transporte aéreo – linhas aéreas e gerenciamento e investimento de aeroportos e infraestrutura. Conhecimento abrangente de gestão de aeroportos e companhias aéreas e especialista em estratégia e processos de negócios. Construção de relacionamentos comprovada e realização de trabalho com equipes multidisciplinares. Profissional orientado a resultados, versátil e líder de equipe diplomático e colaborativo.

Renato Sucupira

Renato Sucupira

Engenheiro Civil/UFRJ e MBA em Finanças Corporativas/FGV-RJ. Esteve no BNDES entre 1986-2004, tendo como principal atuação a de Diretor do BNDES-Exim. Nos últimos dez anos liderou empresa de assessoria financeira independente, com operações que somam mais de R$13,5 bilhões em projetos estruturados.

Ricardo Catanant

Ricardo Catanant

Advogado, especialista em aviação civil da Agência Nacional de Aviação Civil, onde ocupa o cargo de Superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos. Foi Superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado, Gerente de Normas e Projetos e Gerente Geral de Outorgas de Serviços Aéreos da ANAC, Assessor de Ministro do Superior Tribunal de Justiça – STJ e Assessor Jurídico da Infraero. É membro do Painel de Regulação do Transporte Aéreo da Organização de Aviação Civil Internacional.

Ricardo Miguel

Ricardo Miguel

Mestre em transporte aéreo e aeroportos, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, Bacharel em Ciências Jurídicas, Professor de Direito Aeroespacial, Piloto de Linha Aérea, Especialista em investigação de acidentes aeronáuticos, membro titular do Conselho Consultivo da ANAC e Diretor – presidente da ABESATA.

Ricardo Sérgio Maia Bezerra

Ricardo Sérgio Maia Bezerra

Ricardo Sérgio Maia Bezerra é graduado em Direito, e em Administração de Empresas e possui Pós-Graduação em Gestão da Aviação Civil pela Universidade de Brasília – UnB. Em sua carreira, atuou como consultor Jurídico da Fundação Getúlio Vargas, foi assessor da Procuradoria Jurídica e da Superintendência de Segurança Aeroportuária da Infraero, além de Assessor da Diretoria da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB. Na iniciativa privada, foi diretor Administrativo e Financeiro da BBC Informática e da Emplan Engenharia e Construções; ocupou diferentes cargos na Novacap, Sondotécnica e Senac. Atualmente é Diretor da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC – desde 28 de julho de 2010, em seu segundo mandato.

Rodrigo Santana

Rodrigo Santana

Economista, com especialização em regulação de serviços públicos em infraestrutura. Já atuou no setor de transportes terrestres, de energia e atualmente é gestor da área responsável por acompanhar os investimentos em expansão e modernização da infraestrutura aeroportuária concedida na Superintendência de Regulação Econômica de Aeroportos da ANAC. Compõe a equipe responsável pela estruturação das concessões aeroportuárias desde a 3ª rodada em 2013 estando agora desenvolvendo a modelagem das concessões de aeroportos em blocos.

Ronei Saggioro Glanzmann

Ronei Saggioro Glanzmann

Ronei Saggioro Glanzmann, 39 anos, é economista formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com MBA em Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialização em Economia do Bem Estar pela Universidad Pablo de Olavide, em Sevilha, na Espanha. É analista da carreira do Banco Central do Brasil desde 2003, tendo sido cedido à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em 2006, onde atuou, dentre outras funções, como Gerente de Análise Estatística e Acompanhamento de Mercado e representante do Brasil no Painel de Estatística da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), em Montreal, no Canadá. Na Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) foi Diretor de Outorgas e Patrimônio (2011/2017) e atualmente atua como Diretor de Políticas Regulatórias. Entre 2012 e 2016 foi Vice-Presidente do Conselho de Administração do Aeroporto de Brasília e recentemente integrou a Comissão de Especialistas do Senado Federal para Revisão do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA).

Sérgio Martins

Sérgio Martins

Graduado em Engenharia Elétrica, com MBA em Marketing, Administração e Comércio Exterior.
Foi Controlador de Tráfego Aéreo, graduado pelo DECEA, tendo trabalhado dez anos no Controle de Aproximação do Rio de Janeiro, aos quais seguiram-se cinco anos como Engenheiro de Operações na Varig.
Após liderar durante 15 anos o projeto de implementação Data Link na América Latina, como Gerente de Serviços de Comunicação Ar-Terra da SITA, Sergio dirigiu sua empresa individual de Consultoria e Treinamento na tecnologia Data Link – LinkSMART, com trabalhos realizados em todos os continentes entre 2008 e 2011.
Depois de três anos como Diretor de Serviços de Aeroportos e ATM da Indra para o Brasil, Sergio juntou-se à Saab em Novembro de 2014, como Diretor de Serviços de Gestão de Tráfego Aéreo para a América Latina.

Thiago Meirelles

Thiago Meirelles

Graduado em Administração, com pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV) e extensão em Gestão de Infraestrutura Aeroportuária – Aeroportos Regionais, pelo Instituto de Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Profissional com experiência de 14 anos na área de aviação civil no Governo Federal e servidor de carreira da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC (2007). Ocupou o cargo de Coordenador Geral de Convênios no Departamento de Gestão do PROFAA da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República – SAC/PR (2012 a 2014) e de Assessor Técnico na Secretaria-Executiva da SAC/PR (2014 e 2015). Trabalhou na coordenação do planejamento do setor aéreo para os Jogos Rio 2016, na função de Coordenador do Comitê Técnico de Operações Especiais – CTOE da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias – CONAERO, e exerce o cargo de Coordenador Geral de Facilitação do Transporte Aéreo no Departamento de Planejamento e Gestão Aeroportuária da SAC/MTPA.

Thierry Besse

Thierry Besse

Francês naturalizado brasileiro, Administrador pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, com passagem pela Escola de Altos Estudos Comerciais de Paris – HEC, inicialmente atuou como Assessor para Assuntos de Infraestrutura do Gabinete do Governador do Estado de São Paulo, responsável, então, pelo acompanhamento de financiamentos, bem como de projetos de concessões e PPPs. Em 2012 passou a integrar o Conselho da ARTESP e em 2013 a coordenação de dois projetos estaduais estratégicos: as estruturações da PPP do Trem Intercidades em parceria com o BIRD e do Plano de Ação da Macrometrópole Paulista para Cargas e Passageiros (PAM-TL) com o BID. Ainda no Governo de São Paulo assumiu, em 2015, a gestão do Contrato de Concessão da PPP da Linha 6 – Laranja do Metrô. Em 2017 entrou para o grupo VINCI onde atualmente é responsável pela gestão do Contrato de Concessão do Aeroporto de Salvador, o primeiro da VINCI Airports no Brasil. As obras de reforma e ampliação do Aeroporto tiveram início no último dia 19 de abril de 2018, com previsão de entrega para o 2º semestre de 2019. A VINCI Airports opera atualmente 37 aeroportos em 7 países de 3 continentes

Thomaz Assumpção

Thomaz Assumpção

Engenheiro com cursos de Bioengenharia em Glasgow, Strathclide University e extensão universitária em Marketing pela Universidade da Califórnia nos Estados Unidos. Fundador e CEO da Urban Systems, consultoria de inteligência de mercado e soluções estratégicas que atuou no seguimento de aviação, no desenvolvimento do plano urbanístico do Aeroporto de Viracopos, na elaboração de Master Plan do Sítio aeroportuário do Galeão, participando da equipe responsável pelo projeto de Master Plan do Aeroporto de Confins e em estudos de dimensionamento de demanda de passageiros e receitas acessórias na segunda e na atual rodada de concessões.

Tiago Sousa Pereira

Tiago Sousa Pereira

Economista e Mestre pela Universidade de Brasília, cursando doutorado. Superintendente de Regulação Econômica de Aeroportos da ANAC desde set/2017, tendo sido anteriormente Assessor Especial da Presidência e Superintendente de Planejamento Institucional. Já atuou no Banco Central e Ministério do Planejamento.

Vanderlan Frank Carvalho

Vanderlan Frank Carvalho

Major do Quadro de Oficiais do Estado Maior da Brigada Militar.
Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica – Porto Alegre, 2002/2006.
Curso Superior de Formação de Oficiais da Brigada Militar na Academia de Polícia Militar – Escola de Formação de Oficiais em Porto Alegre – RS – 1998/2000.

Facebook